Semana do Consumidor! Descontos de até 50% enquanto durarem os estoques

Conheça as 7 melhores plantas calmantes para combater a ansiedade

7 Plantas Calmantes para Combater a Ansiedade

Para aqueles momentos de ansiedade, apresentamos alguns antídotos sem contraindicação.

 

Muitas pessoas ao redor do mundo estão em quarentena, vivendo uma rotina completamente diferente da que estavam acostumadas. Esse tipo de situação, aliada a incerteza de quando conseguiremos retornar a normalidade, pode causar muito estresse e ansiedade. Por isso todas as formas de encontrar equilíbrio e serenidade para atravessar esses dias difíceis são importantes. Mas você sabia que existem plantas que são capazes de transformar a energia de uma casa, melhorar a qualidade do ar, reduzir o estresse e ajudar a diminuir o ritmo? Listamos 7 plantas calmantes para combater a ansiedade, que vão te ajudar a acalmar a mente e a não perder o domínio da situação, mantendo sua saúde mental em dia.

Você sabe que as causas da sua ansiedade estão ao seu redor, mas relaxe: as curas também estão.”

(1001 Remédios Caseiros)

 

Lavanda ou Alfazema

Essa família de plantas é mais usada na aromaterapia. Os óleos presentes na lavanda, também chamada alfazema, são usados há muito tempo na fabricação de perfumes, sabonetes e sachês. Sabe-se, contudo, que seu óleo essencial bate de frente com o estresse e ansiedade, ele também ajuda na digestão e combate a insônia. Se a ansiedade está lhe rendendo madrugadas em claro, a lavanda pode deixar sua mente mais aberta a bons sonhos.

Existem até mesmo evidências científicas de que um dos óleos da lavanda, o álcool perílico, pode vir a ser usado no tratamento do câncer.

Dica:

Um banho quente é uma das formas mais agradáveis e seguras de acalmar os nervos. Para incrementá-lo, ponha a erva desidratada (também pode ser camomila ou valeriana) em um saquinho de gaze e amarre-o próximo do vapor do chuveiro ou sob a torneira enquanto a banheira enche, depois é só relaxar.

Outra dica é passar um pouquinho de óleo de lavanda nas têmporas e na fronte e sentar-se em silêncio por alguns minutos. 

 

Camomila

Por sua ação sedativa, é aconselhada a pessoas ansiosas. Seu chá é muito conhecido por acalmar os nervos, mas os benefícios dessa erva não param por aí. A camomila possui mais de 12 substâncias químicas ativas nas suas flores e folhas, que não apenas controlam o estresse, mas também aliviam o desconforto estomacal.

Receita de chá:

Faça o chá das folhas e flores (20g para 1 litro de água). Tomar até 5 xícaras ao dia.

 

Alecrim

Além de possuir efeito calmante e combater a ansiedade, o alecrim é também uma das ervas mais completas em termos de benefícios da saúde. Os seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. O alecrim também é muito utilizado como aromatizante de ambientes já que seu aroma além de relaxante é muito agradável.

Receita para relaxar:

Se tiver banheira, experimente acrescentar 4 gotas de óleo de alecrim e 2 gotas de óleo de hortelã, para um revigorante banho de imersão. Pode-se também fazer o uso por meio do chá, basta adicionar 5g de alecrim em 150ml de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos, devidamente tapado. Coar, deixar amornar e tomar, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.

 

Valeriana

Esta espécie proveniente da Europa teve seus benefícios descobertos há pouco tempo aqui no Brasil. Embora não tenha um cheiro agradável, a erva valeriana auxilia no alívio da ansiedade. Também conhecida como erva-dos-gatos (por ter efeito eufórico nos bichos), possui propriedades medicinais e fitoterápicas que trazem benefícios ao corpo humano, atuando como um calmante natural contra a ansiedade, depressão, estresse e insônia, por exemplo.

Receita de chá:

Colocar 10 g de raíz de valeriana numa panela com 500ml de água e deixar ferver durante 10 minutos. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 xícaras por dia.

"Este chá não deve ser ingerido por grávidas, nem crianças com menos de 3 anos. Também não se deve exceder o consumo de 2 xícaras de chá por dia, pois pode provocar o efeito contrário, causando agitação e insônia!"

 

Hortelã

Popularmente usado para fazer chás, a hortelã é um calmante natural. Seu perfume característico é relaxante, o que faz com que a erva seja muito usada na aromaterapia.

A hortelã está entre as melhores ervas para tratamento de problemas digestivos e dor intestinal. Seus óleos essenciais, principalmente o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos. Também é um descongestionante poderoso. Um estudo constatou que o mentol, presente na hortelã, tem propriedades analgésicas significativas, sendo ótima para aliviar dores e relaxar os músculos.

Receita para combater a ansiedade:

Pingue duas gotas de óleo de hortelã em um pano ou lenço de mão, aproxime-o do nariz e inale profundamente.

 

Manjericão

O manjericão ajuda a melhorar o humor. A erva muito usada na culinária mediterrânea tem um aroma característico, que dá energia e melhora o ânimo. É uma das espécies usadas em óleos essenciais que podem aliviar os sintomas de cansaço e combater a ansiedade.

Receita de chá:

Adicione 10 folhas de manjericão em 1 xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, espere amornar, coe e beba a seguir.

 

Passiflora

Por fim, originária da família do maracujá, é um dos fitoterápicos calmantes mais cotados para facilitar o sono. Essa planta é conhecida há milhões de anos por suas propriedades tranquilizantes. Mas além da ação calmante, ela também pode ajudar a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona. Seus componentes químicos primários, calcalóides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo.

Receita de chá:

Coloque 2 colheres de chá de passiflora seca em uma xícara de água fervente e deixe repousar durante 10 minutos. Depois coe e beba até 3 vezes por dia.

 

Conclusão

As plantas calmantes são usadas há muito tempo por nossos antepassados e são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças. Em virtude do custo, que é menor que o dos medicamentos encontrados nas farmácias recomendamos que você tenha o hábito de cultivar as suas plantinhas pois elas são fundamentais tanto no combate a ansiedade como na culinária

Fonte: Livro 1001 Remédios Caseiros, acasadelas.

 

Deixe um comentário

Frete Grátis para todo Brasil*

Em compras acima de R$ 100,00 o frete fica por nossa conta.

Tudo em até 12x no cartão

Para facilitar sua vida, parcelamos suas compras em até 12x no cartão.

Garantia de Satisfação

Prezamos pela satisfação de nossos clientes, Se você não ficar satisfeita, nós devolvemos 100% do seu dinheiro.

Atendimento ao Cliente

Nosso suporte humanizado está sempre disponível para tirar todas as suas dúvidas.

Carregando Ambiente Seguro